Itu: 400 anos

Passar o dia de hoje em Itu sem fazer nenhum comentário sobre os 400 anos da cidade seria como viver no mundo da tecnologia sem jamais ter acessado a internet...

Sim, hoje a cidade de Itu completa 400 anos.

Como toda comemoração, essa também divide muitas opiniões entre os que elogiam e os que criticam. Alguns acham que há mais de 400 reclamações que clamam contra qualquer comemoração. Outros acham que há mais de 400 bons motivos para comemorar e esquecem que ainda vivemos no mundo real, com problemas reais para resolver.

Eu, particularmente, prefiro me atar a refletir sobre o que a "Cidade" representa em minha vida, e não o que o política tal fez, o que o fulano deixou de fazer, etc e tal... Afinal buracos na rua, bueiro entupido, corrupção e violência não são características apenas da nossa cidade.... Devem ser ser pensadas, discutidas e resolvidas, mas não é o aniversário de Itu que vai resolver todosos problemas....

Confusões à parte, Itu é a minha cidade. É onde nasci, cresci, vivi e pretendo continuar vivendo enquanto assim for possível. Não é perfeita, mas tem suas particularidades. Já não é tranquila como antes e vem sofrendo um rápido crescimento que fica evidente a cada dia, mas ainda é um lugar agradável (salvo algumas exceções) para se viver.

Históricamente, também está muito bem representada... Foi fundada por Domingos Fernandes, conseguiu juntar uma porção de republicanos de diferentes matizes em prol de um bem comum na Convenção Republicana de 1873, que deu início à importantes mudanças no quadro político brasileiro e entregou o primeiro presidente eleito por eleições diretas (Prudente de Moraes). Fez parte do ciclo do café e compõ uma importante cadeia da região rural do estado de São Paulo. Culturalmente não é diferente, tendo sido berço de grandes artistas como Villa-Lobos e o Aleijadinho, entre tantos outros mais, como Simplício, que nos fez conhecidos mundo afora com o folclore da cidade onde tudo é grande. E há ainda uma porção de outras lembranças importantes que poderíamos listar. Ah, e fica ao lado da metrópole financeira do país, onde tudo acontece (o que acabou também transformando Itu em uma cidade dormitório para muitos executivos que nos finais de semana querem fugir do agitado centro urbano paulista).

E lá se vão já 400 anos de histórias e contos a serem lembrados pelo povo. Grandes personalidades, vitórias e conflitos. Os mesmos problemas de sempre e de todos os lugares. Mas ainda gozamos da qualidade de vida que já não se encontra mais tão facilmente por aí (mesmo que muitos ainda neguem esse fato).

Poderíamos ser ainda melhores e mais especiais com governantes engajados e um povo mais colaborativo. Mas ainda sofremos do mal em que muitos falam/reclamam e poucos agem.

Ainda assim adoro viver aqui..... E espero um dia poder olhar para trás e ver que tive alguma parcela de contribuição para melhorar um pouquinho da nossa cidade, ou simplesmente ajudar a cravar na história momentos especiais, seja por simples relatos, através de conversas inesperadas em uma esquina qualquer ou pelo sentimento de cidadania que tentamos traduzir a cada um que encontramos na rua.

Parabéns Itu, por seus 400 anos.

E que nos próximos 400 anos possamos consertar tudo aquilo que passamos os últimos 400 criticando....

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
.
Aqui você encontra
Comunicação, música, cinema, arte, publicidade, literatura, entretenimento, mundo e outros devaneios...
.
.
A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão.
(Machado de Assis)
.
.