Até que ponto chega o ser humano…

Reality-françaEstava eu, bela e formosa, encurralada no trânsito de São Paulo ao lado de Sev (figura!), quando a CBN dá a notícia que a gente temia um dia ouvir….  O universo dos reality shows ultrapassou todos os limites da razão!  Aconteceu na França e parecia que era o enredo de um filme: 80 pessoas induzidas por uma apresentadora a torturar seus rivais com choques elétricos enquanto ficam amarrados em cadeiras… Apenas 16 deles desistiram, enquanto os demais foram até o final do game show!…

O mais impressionante é que o game, que foi produzido para ser um documentário (“Até onde vai a TV?”), apontou a frieza do ser humano numa situação limite: de 80 apenas 16 desistirem de ver o sofrimento alheio é um número muito pequeno!!! Mesmo quando uma das vítimas morreu, ainda assim os participantes permaneceram na ativa!

Claro que, depois, descobrimos através do documentário que se tratavam de atores fingindo receber os choques e simulando ataques e até a morte. Mas os participantes do programa não sabiam desse detalhe, e acreditavam que todo o jogo era real. Quem estimulada as ações e dava a ordem de tortura era uma bela e segura apresentadora, enquanto a audiência gritava por “punição!”.

Os próprios autores do documentário, que se basearam num estudo realizado há quase 50 anos na Universidade de Yale, EUA, pelo psicólogo Stanley Milgram, se impressionaram com o número de participantes que obedeceram as ordens sádicas da apresentadora…

Agora que a notícia correu o mundo, chocou também boa parte da sociedade… Mas será que todos vão parar e se perguntar sobre como os limites dos realitys shows estão se tornando cada vez mais obscuros? É óbvio que nos BBB’s da vida a situação imposta não é tão extremista, mas figurativamente falando, o paralelo vivenciado pelos participantes é o mesmo, com cada um planejando a jogada mais estratégica em busca de seu milhão e dos 15 minutos de fama….

Agora imagina se a moda francesa pega e decidem fazer algo semelhante por aqui?! Nem precisa ir muito longe para achar participantes fiéis… Bota uma câmera escondida nos nossos presídeos e você vai ver o que é reality show….

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
.
Aqui você encontra
Comunicação, música, cinema, arte, publicidade, literatura, entretenimento, mundo e outros devaneios...
.
.
A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão.
(Machado de Assis)
.
.