Def Leppard e o caminho das pedras

Se houvesse um concurso na história do hard rock para bandas que conhecem bem o caminho das pedras, certamente Def Leppard estaria entre o Top 5.

Com sucessos que alcançaram o topo das paradas (em 1983 perdeu apenas para o rei do pop, Michael Jackson), Def Leppard já vendeu mais de setenta milhões de discos, mas tem sua trajetória de sucessos igualmente marcada por tragédias.

A banda surgiu em 1977, e em 1980 já começam a figurar entre os grandes nomes do heavy metal. Tanto que em 1981 a canção "Bringin on the Heartbreak" torna-se a primeira balada heavy metal a tocar na MTV. Estouram na crista do sucesso, ficando pau a pau com Michael Jackson em 1983 (mas obviamente seria impossível desbancar Thriller, o álbum mais vendido da história), e incrivelmente superam o rei do pop com o clipe "Photograph", feito em homenagem à diva Marilyn Monroe, que tocou mais que "Beat it".

São então convidados para tocar em 1985 no Rock in Rio, mas alguns meses antes da apresentação o baterista Ricky Allen sobre um acidente de carro e tem o baço direito amputado, cancelando todos os shows que estavam agendados. Cinco anos depois, retomam o sucesso e estouram novamente nas paradas, mas dessa vez a tragégia veio com a morte do guitarrista Steve Clark, por seus problemas com o alcoolismo, em 1991.

Voltam à rota musical com outro sucesso em 1992, o disco Adrenalize. No ano seguinte, "two Steps Behind" é selecionada para compor a trilha de "Last Action Hero". Continuam a fase de calmaria, partindo para álbuns mais comerciais, como Slang, até que em 1999 voltam às raízes com Euphoria. Seguem até hoje na trilha do sucesso, mais contido do que nos tempos áureos, mas figurando com garantia entre o clã dos imortais do rock.

E com toda razão, porque os caras são demais! Confesso que bastou ouvir uma vez para virar fã. A melodia da banda é contagiante, seja nas canções mais pesadas ou nas baladas, e com letras que fazem sentido (coisa que na música do novo milênio começou a ficar um pouco mais escassa, apesar de ainda existir muita coisa de qualidade, que na maioria das vezes, é herança ou continuação das décadas passadas). Indico sem qualquer sombra de dúvida!!!

Confira alguns sucessos... Se você cresceu nos áureos anos 80/90, certamente ao ouvir vai lembrar na hora de como as músicas tocavam direto nas rádios (principalmente na falecida e saudosa 89 - A Rádio Rock). E a história e discografia mais detalhada aqui.

.
.
.
.
.
.
.
.
.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
.
Aqui você encontra
Comunicação, música, cinema, arte, publicidade, literatura, entretenimento, mundo e outros devaneios...
.
.
A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão.
(Machado de Assis)
.
.