Entre os 12 mais ricos…

imageDepois da previsão de que o Brasil pode figurar muito em breve entre as 6 maiores economias do mundo, a vez é de estar, de fato, entre os 12 países mais ricos…

Em 2009, o grupo de milionários cresceu 12% nas terras brasileiras. Um sinal da nossa temível constatação de que cada vez mais os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres? Talve sim. Talvez não. Ou em partes sim, e em partes não….

Desigualdades há. Isso é inegável. Só um imbecil negaria tal fato. Mas também testemunhamos muitas melhorias, mesmo que muita gente se recuse a admitir.

Prova disso é que na crise fomos um dos países que menos sentiu os efeitos e mais rápido voltou à normalidade econômica, saindo à frente de muitas potências mundiais…. O perigo é esses crescimento tornar-se constante e nos levar ao mesmo patamar dessas economias, o que pode nos deixar na mesma linha de risco em que elas se encontraram durante o complicado período, principalmente se não contarmos com a estrutura social e política adequada.

O crescimento apontado pela pesquisa da Merrill Lynch e da Capgemini afirma que a marca de 12% elevou para 146,7 mil o número de ricos no Brasil. Boa parte do crescimento se deve ao mercado de capitais, que teve ganhos de até 125,9%, recuperando as perdas de 2008, ano da crise ecônomica global (nem parece que tanto tempo já passou e tanta água rolou, não é mesmo?!).

 

Pelo mundo

O grupo dos milionários ganhou mais participantes em todo o mundo em 2009. Eles passaram a ser 10 milhões de pessoas, após crescerem 17,1% frente a 2008. O montante que essas pessoas têm em mãos é de US$ 39 trilhões, algo 18,9% maior do que no ano anterior. Os ultrarricos, por sua vez, aumentaram sua riqueza em 21,5% no ano passado.

“Os últimos anos foram significativos para os investidores ricos. Enquanto em 2008 sua riqueza mostrou declínio sem precedentes, um ano depois nós já vimos sinais de recuperação, e em algumas áreas uma recuperação para o nível de riqueza e de crescimento de 2007”, afirmou a diretora de Administração de Patrimônio do Bank of America, Sallie Krawcheck.

De acordo com o diretor de Serviços Financeiros Globais da Capgemini, Bertrand Lavayssière, a recuperação tem sido - e continuará a ser - direcionada pelos mercados emergentes, especialmente pela Índia e China, assim como pelo Brasil.

 

Os 12 países com mais ricos

Enquanto as nações em desenvolvimento se recuperam mais rápido, a maioria da população rica ainda se concentra nos Estados Unidos, no Japão e na Alemanha, que detém 53% dos milionários, conforme mostra a lista abaixo, que traz as 12 nações com o maior número de pessoas com mais de US$ 1 milhão em 2009:

  1. Estados Unidos: 2,866 milhões de ricos;
  2. Japão: 1,650 milhão de ricos;
  3. Alemanha: 861 mil ricos;
  4. China: 477 mil ricos;
  5. Reino Unido: 448 mil ricos;
  6. França: 383 mil ricos;
  7. Canadá: 251 mil ricos;
  8. Suíça: 222 mil ricos;
  9. Itália: 179 mil ricos;
  10. Austrália: 174 mil ricos;
  11. Brasil: 147 mil ricos;
  12. Espanha: 143 mil ricos.

    E a pobreza?

    Meu amigo, aí o buraco é bem mais embaixo….. As desigualdades econômicas entre os grupos é muito mais fruto do meio social e político do que da economia em si. A gana pelo poder, a falta de direcionamento e cuidado social, de ciddania, enfim. Tudo aquilo que em ano de eleição todo mundo cansa de falar (e esse ano vamos ouvir muito disso, mas talvez a copa de 2014 ganhe mais foco do que o tema habitual nas propagandas políticas dos outros anos….), a gente cansa de ouvir, e depois ninguém faz mais nada……

    Então bota nessa sua cabecinha que o voto é alguém para ser usado com carinho. Claro que não dá pra gente fazer milagre e transformar nosso candidato ‘menos inadequado’ em um governante dos sonhos… Mas, como eu disse, você pode escolher a opção ‘menos errada’ para começar a consertar as coisas e por alguns pequenos detalhes nos trilhos.

    A esperança e a luta pelos direitos deve ser nossa arma, afinal, mesmo que todo quadro atual nos faça crer o contrário, a nação é fruto e reflexo de nossas atitudes. Uma andorinha sozinha pode não fazer verão, mas ao alçar vôo ela pode mover multidões…

    0 comentários:

    Related Posts with Thumbnails
    .
    Aqui você encontra
    Comunicação, música, cinema, arte, publicidade, literatura, entretenimento, mundo e outros devaneios...
    .
    .
    A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão.
    (Machado de Assis)
    .
    .