Bon Jovi | 25 Anos – Parte II

image E cá estamos com a 2ª parte de nossa viagem pelo universo de Bon Jovi enquanto aguardamos a chegada de 6 de Outubro…..

Hoje vamos falar sobre a carreira da banda durante os anos 80, quando o grupo conquistou o status de astros mundiais e consolidou os maiores sucessos de sua carreira, que ecoam até hoje em shows ao redor de todo o mundo…

 

Os Anos 80
 

Após o grande estouro com o sucesso do primeiro álbum, a segunda investida do grupo em 1985 não foi tão barulhenta quanto esperavam….. O álbum era 7800º Fahrenheit, mas a temperatura era bem morna para Bon Jovi. Talvez por ter iniciado com canções tão cheias de energia, o público esperava pelo menso mais do mesmo, mas foi uma fase de pouco festa, e o sucesso do disco foi puxado por In and Out Love. Levou platina nos EUA e ouro no Canadá….

Finalmente, em 1986, o Bon Jovi que o mundo passou a amar em 84 estava de volta. O lançamento de Slippery When Wet levou a banda ao status de astros mundiais e consolidou sucessos como You Give Love a Bad Name, Livin’on a Prayer, Wanted Dead or Alive e Never Say Goodbye. Os números comprovam cada conquista: 12 vezes platina nos EUA, 6 na Austrália, 3 vezes no UK, 2 na Suíça e 1 na Alemanha, Ouro no Japão e Diamante no Canadá. Só nos EUA foram mais de 40 milhões de cópias vendidas desde o lançamento, entrando para a lista dos álbuns mais vendidos do mundo e na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

 

 

Jon afirma que o disco recebeu este nome (escorregadio quando molhado) por causa dos sinais de estrada, mas David diz o seguinte: “durante a gravação do disco nós freqüentemente íamos a um clube de streaptease onde belas garotas passavam água e sabão umas nas outras. Elas ficavam escorregadias por causa disso, e você não podia segurar mesmo que você quisesse muito. Escorregadio quando molhado!! um de nós gritou e o resto de nós automaticamente já sabia: esse tinha que ser o título do novo álbum! Inicialmente nós íamos pôr uma foto de uns belos peitos, uns realmente grandes, na capa; mas quando o PMRC (uma comissão de moral sob o comando de Tipper Gore, esposa do senador e ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore) descobriu, estávamos com problemas. Então decidimos pôr uma capa bem decente."

Na época, Jon não queria incluir Livin' On A Prayer (que se tornaria um dos maiores sucessos da banda e do rock em todos os tempos, sendo um dos videoclips mais exibido da história da MTV) no álbum, e que o mesmo só recebeu a canção graças ao esforço de Sambora em convencer o vocalista sobre o potencial da canção. Apesar disso, muitos fãs lamentam até hoje o fato da música Edge of a Broken Heart não ter entrado no álbum.

Na turnê que se seguiu, Jon Bon Jovi começou a ter dificuldades vocais. Sua voz caracteristicamente estridente até então e as notas extremamente altas e constantes danificaram sua voz permanentemente. Com a ajuda de um técnico vocal, Bon Jovi continuou a turnê, e Jon começou a cantar em tons ligeiramente mais baixos desde aquele período. Daí a diferença que a gente sente ao ouvir o primeiro álbum da banda seguido pelo lançamento mais recente….

O álbum seguinte foi New Jersey (chamado originalmente de Sons Of Beaches e planejado como um álbum duplo). Lançado em 1988, foi gravado logo após o fim da turnê do Slippery When Wet, pois a banda queria provar que não era apenas um sucesso temporário. O resultado é um dos álbuns favoritos dos fãs, com sucessos como Bad Medicine, Lay Your Hands on Me, Blood on Blood, Born To Be My Baby e I’ll Be There For You, que também permanecem nos repertórios até hoje. Novamente, várias platinas pelo mundo: 7 nos EUA, 5 no Canadá, 2 em Uk e Austrália, e 1 na Alemanhã, Suíça e Japão.

 

 

Assim, a banda desfrutava de sucesso e tudo aquilo que os anos 80 poderiam trazer em seu auge: fama, cabelos longos, dinheiro, drogas (sim, apesar da atual fama de certinhos e mauricinhos do rock, eles já tiveram sua fase bad boys, por masi que tentem negar) e fãs se disseminando pelo mundo. Foi uma das fases mais intensas do grupo. No entanto, o grande problema do sucesso é que, quando em doses altíssimas, pode causar estragos…. Com New Jersey, a banda saiu direto da exaustiva turnê anterior para uma maior ainda, e a constante vida na estrada quase destruiu a forte relação entre Jon Bon Jovi e Richie Sambora. E para evitar uma catástrofe, a banda se separou no início dos anos 80 após brigas constantes para dar um tempo e tocar cada um seus próprios projetos….

No próximo capítulo veremos como foi a fase solo dos integrantes durante os dois anos que se seguiram, até que a banda se reunisse novamente em 1992 para gravar o álbum Keep The Faith, e os novos rumos que os anos 90 trouxeram para as canções do grupo.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
.
Aqui você encontra
Comunicação, música, cinema, arte, publicidade, literatura, entretenimento, mundo e outros devaneios...
.
.
A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão.
(Machado de Assis)
.
.