Como surgiu o primeiro japonês???

imageSabendo da minha aguçada curiosidade por assuntos bizarros, duas amigas me perguntaram: “Como surgiu o primeiro japonês”?

A resposta  mais funcional a gente até já imagina: a evolução humana e blá blá blá…. Mas merecemos uma explicação mais detalhada e interessante, né…. Elas lançaram o desafio e eu topei…..

O Japão é um arquipélago. Está localizado ao longo da costa oriental do continente asiático, formado por 4 ilhas principais: Hokkaidou, Honshuu, Shikoku e Kyuushuu, além de milhares de pequenas ilhas. A maior ilha é a Honshuu, onde fica a atual capital, Tóquio.

A questão é que tanto o descobrimento do Japão quanto a origem do povo japonês são obscuros.

Segundo os arqueólogos, os primitivos habitantes das ilhas foram povos vindos de várias partes da Ásia Oriental e das ilhas dos Mares do Sul. Acredita-se que os ancestrais do povo japonês pertenciam a um grupo étnico, atualmente conhecido como a raça Yamato, que teria gradualmente conquistado a supremacia sobre as tribos e clãs guerreiros, durante os primeiros três ou quatro séculos A.C..

Alguns dizem que os primeiros habitantes vieram do continente sul-asiático, no decorrer de longos anos, carregados pelas correntes maritimas. A seguir, outras levas de imigrantes, vindas do norte, alcançaram o arquipélago através da peninsula coreano. Estes últimos, segundo afirmam alguns especialistas no assunto, eram muito mais inteligentes e audazes que os primeiros. Assim, com o encontro dos dois ou mais grupos diferentes, iniciou-se o cruzamento étnico de que resultou a determinação do povo tipicamente japonês.

Estudos e pesquisas mais recentes indicam que o povo é originário a partir da mistura de raças como amarelos mongóis, brancos vindos do norte, morenos da Polinésia e outros… Com o decorrer dos milênios, a miscigenação resultou em uma população praticamente homogênea.

E se alguns arqueólogos afirmam que o Japão foi habitado pela primeira vez há cerca de 100 mil anos, quando ainda era uma parte de terra do continente asiático, outros garantem que aconteceu de 10 a 30 mil anos atrás durante a era glacial.

Mas não, a origem dos japoneses não aconteceu na China, e nisso todos concordam!

Depois disso vem a parte histórica de todos os povos: introdução e formação cultural, costumes, valores, etc etc etc…..

Honestamente, eu não fiquei inteiramente satisfeita com a resposta….. Esperava descobrir mais. Mas até nisso os japas prezam pela discrição acima de tudo… É o tal mistério que ronda essa nação… Talvez daí venha o segredo milenar de uma cultura tão rica, com valores tão idolatrados ao longo dos séculos… É bem verdade que até mesmo a cultura japonesa de antigamente já não é mais a mesma, tendo sido corrompida pela sociedade moderna, mas ainda estão entre os povos que mais respeitam os velhos costumes…

Enfim, se você tiver alguma informação interessante a respeito, mande pra gente….

Enquanto não descobrimos, uma sacada engraçadinha para distrair:

 

image

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
.
Aqui você encontra
Comunicação, música, cinema, arte, publicidade, literatura, entretenimento, mundo e outros devaneios...
.
.
A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão.
(Machado de Assis)
.
.