Escrita Criativa

imageHá algum tempinho atrás eu comentei aqui no blog sobre um curso de Escrita Criativa que fiz no início do ano….

Lá se vão seis meses e finalmente vou falar sobre ele como prometido. Mas a espera valeu a pena, pois só fez comprovar as técnicas aprendidas e um nova forma de olhar para a escrita como algo que transcede as barreiras da interpretação….

A idéia do curso é apresentar técnicas que estimulem a escrita criativa não apenas em profissionais que lidam diariamente com os desafios da redação, mas para qualquer profissão.

O processo criativo está diretamente ligado ao lado emocional do nosso cérebro (o direito). Rotineiramente o ser humano faz uso da parte racional de sua caixola. Enquanto isso, o lado emocional – de onde nascem as idéias ‘criativas’ – fica silenciosamente reprimido pela lógica. Logo, o maior desafio é encontrar meios de estimular o funcionamento e a vazão do lado emocional de nossos pensamentos.

E quem nos ajudou a fazer isso foi a sempre animada e inspirada ministrante do curso, Marisa Telo, que agiu como o 'próprio ‘estimulante’ durante alguns dias em que nos envolvemos com o lado mais natural do processo criativo.

O estímulo às emoções pode vir de diferentes maneiras. Entre elas, a música é um grande transformador. Mas o segredo é deixar-se envolver pela melodia, pelos sons, pelo ritmo, quase como se entrassemos em uma espécie de transe criativo, de onde as mais mirabolantes ideáis serão lapidadas em jóias raras.

Só que não existe criatividade nenhuma sem treino. Pequenas práticas diárias podem ser um santo remédio para aqueles que dependem da criatividade na rotina do trabalho. Experimente colocar um fone de ouvido com aquela música que te inspira (seja ela de que ritmo for) e feche os olhos, ou olhe pela janela, ou até mesmo escolha uma bela imagem na tela de seu computador e, por cinco minutos (ou simplesmente o tempo que durar a música) alimente suas emoções, solte-se e escreva livremente, mesmo que pareça tudo um grande absurdo. Separe um momento do seu dia e faça essa atividade todos os dias durante uma semana. Dúvido que na sexta-feira você não estará muito mais estimulado e com uma facilidade bem maior para deixar o lado criativo fluir…..

Enquanto isso, a turma que fez o curso em Janeiro espera ansiosamente pelas aulas de Escrita Criativa II, com outras deliciosas sessões de ‘relaxa-mente’, risos, palavras soltas, perfumes, velas e chocolates de todos os sabores!!!!!

Aos poucos vou publicando aqui um pouco do que resultou dessa aventura….

"Música planetária para ouvidos mortais, a poesia transforma tudo o que toca, sua secreta alquimia transmuta em ouro potável as águas letais que da morte escorrem pela vida."

(Percy Shelley)

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
.
Aqui você encontra
Comunicação, música, cinema, arte, publicidade, literatura, entretenimento, mundo e outros devaneios...
.
.
A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão.
(Machado de Assis)
.
.