O lado negro da tecnologia…

imageEstar em uma palestra cercada por executivos conectados em seus celulares, iphones e blackberrys me fez pensar em como a tecnologia cada vez mais mostra seu lado negro à sociedade…. 

Há inúmeros e inegáveis benefícios, mas os pontos negativos também mostram sua cara…..

O auditório deveria ter aproximadamente umas 200 pessoas… Se 30% delas tiver prestado atenção à parte inicial do evento, foi muito. Todo o restante estava sentado nas poltronas com as cabeças abaixadas e os olhos vidrados em seus amiguinhos tecnológicos, conectatos com o mundo lá fora sem sequer imaginar o que dizia aquele homenzinho bem diante de seus narizes….

Foi-se o tempo em que uma palestra era um momento de absorção de conhecimento canalizado. Hoje o homem é um multifuncional, ligado à pelo menos três assuntos ao mesmo tempo. E para aquele cara que está no palco conseguir prender a atenção de um auditório inteiro que está a poucos metros dele, ele precisar ser muito bom mesmo. Carisma é pouco. Há os que conseguem, e esses realmente são felizardos. Geralmente são os que falam de coração, sem ensaiar textos, ler slides ou tentar pregar lições que moral que ninguém mais tem saco para ouvir, pois na mente está a reunião que deixou de participar para estar ali e no celular uma enxurrada de emails consequentes de sua ausência no escritório….

Isso, meu amigo, é obra da tecnologia moderna. A cada dia mais os efeitos tecnológicos trazem tantos benefícios quanto poderíamos imaginar, mas também nos tornam seres humanos mais distantes, frios, e cada vez mais sem tempo. Sem tempo para pensar, para relaxar, para ficar com a família ou tomar um café com o pessoal do escritório. Sem tempo para conversar! Já notou como você provavelmente tem mais contato com o mundo através de uma tela do que pessoalmente?

Só nós mesmos é que podemos aprender a dosar o quanto nos tornaremos dependentes da tecnologia. É uma missão árdua, porque ela inevitavelmente nos atrai e hipnotiza com sua milhares de ofertas generosas e provocantes. Um mundo de infinitas possibilidades na ponta dos dedos, a um clique de distância. É difícil resistir à essa tentação….

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
.
Aqui você encontra
Comunicação, música, cinema, arte, publicidade, literatura, entretenimento, mundo e outros devaneios...
.
.
A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão.
(Machado de Assis)
.
.