Bon Jovi | 25 Anos – Parte V

imageNa quinta etapa de nossa série, vamos desvendar um pouco sobre a turnê The Circle, que coroa os 25 anos de sucesso de Bon Jovi e é classificada como uma das mais bem sucedidades turnês de todos os tempos.

Com o retorno à origem dos clássicos, a banda está de volta com força total…

The Circle

Em 2009, Bon Jovi completa 25 anos de carreira. Até então, sucesso era apenas mais um de seus nomes. Mas uma data tão especial não poderia deixar de ser homenageada sem uma atenção especial. A banda tinha acabado de sair de uma de sua melhores turnês – Lost Highway – na qual se aventurou pelos caminhos do country. Era então o momento de coroar o sucesso de toda uma carreira com o merecido respeito aos fãs: o retorno às origens.

The Cirlce foi lançado em Novembro de 2010 e buscou resgatar o estilo musical mais clássico de Bon Jovi, ganhando detalhes de modernidade para não perder sua linha de evolução. O resultado é um álbum cheio de energia. Basta um rápido passeio e você rapidamente vai reconhecer um misto entre várias fases da banda, apresentando um álbum bastante pessoal (em perder, contudo, os elementos necessários para o sucesso comercial) que deve agradar aos fãs de várias épocas, dos mais antigos (que já são avós) aos mais novos (muitos, provavelmente netos dos primeiros fãs). O álbum é como um resultado da evolução de Bon Jovi após anos de estrada, definido por Jon como um momento de 'reinvenção deles mesmos'. Por sinal, esse efeito é reflexo do momento conturbado que a banda viveu na turnê do último “Lost Highway”, quando muitos acreditaram que os 25 anos poderiam marcar o fim do quarteto fantástico. Mas foi então que a equipe, que na verdade pretendia lançar uma coletânea de melhores sucessos, acabou se redescobrindo e adiando a coletânea, motivados pelo momento criativo e pela empolgação do novo e inspirador período.

O grande trunfo do álbum, como sempre, fica por conta das letras e composições das faixas, que foram encabeçadas pelo single We Werent Born To Follow:

 

 

A segunda aposta do álbum foi a cativante "Superman Tonight"

 

 

Entre as otras canções estão as emocionais "Learn to Love", "Fast Cars", "Live Before You Die" e "Brokenpromiseland", passando pelas mais politizadas em "Work for the working man", canções cheias de energia, como "Thorn in my side", "Love is the only rule", ""Bullet", Happy Now" e a nostálgica "When We Were Beautiful".

Essa última, inclusive, é o título do livro de comemoração pelos 25 anos da banda, um retrato íntimo, com fotos inéditas e texto escrito por seus membros, conforme afirma a editora responsável, HarperCollins: "O livro oferece uma visão inédita das vidas dos membros no palco, na estrada e em casa, assim como reflexões pessoais sobre os altos e baixos dos 25 anos que passaram juntos". “When We Were Beautiful” também nomeia o documentário, lançado num box exclusivo com o cd The Circle e grande responsável pelo amadurecimento e revisão entre o time, já que foi durante as filmagens que, inesperadamente, aconteceu um momento de lavação de roupa suja que pode ter sido o grande alívio e a nova esperança dos roqueiros. Tudo devidamente registrado em preto e branco, para confirmar o tom nostálgico do retorno, mas sem lamentar pelo passado.

E as novidades não param por aí. As 12 faixas no álbum são só metade do processo criativo de Bon Jovi, que aos poucos apresentam quatro músicas inéditas durante a turnê, além de algumas outras que estão sendo guardadas para o disco de sucessos que ficou adiado por um tempo, incluindo mais algumas faixas inéditas. Entre elas, está o single surpresa do momento “Wath Do You Got”. O clipe já está gravado, e segundo os comentários e fotos postados no twitter, lembra muito a atmosfera de “I’ll Be There For You”…

 

 

Com um palco redondo, em 360º como referência ao nome do álbum, a banda iniciou a grande turnê de The Circle no Havaí, nos dias 11 e 12 de fevereiro, e deverão transcorrer pelo mundo até meados de 2011, com uma passagem pelo Brasil – muito aguardada pelos fãs! – em 6  e 8 de Outubro, SP e RJ, respectivamente.

A primeira etapa da turnê norte-americana aconteceu em arenas, espaços que comportam um público que pode variar de 15.000 a 20.000 pessoas. As 12 apresentações feitas na O2 Arena, em Londres-Inglaterra, no mês de Junho, arrecadou 18,1 milhões de dólares, e alcançou o topo da ‘Hot Tours’, feita pela Billboard. De acordo com a Billboard.com, os 12 shows feitos em Londres pela banda Bon Jovi vendeu um total de 187.696 ingressos, dando assim o 1º lugar à banda, seguido pelo festival de Glastonbury (177.500 pessoas) e os três dias do Hard Rock Calling Festival em Hyde Park (160.000 pessoas). A Bell Centre, situada em Montreal, no Canadá, produziu a melhor receita e originou o maior público: a arena, que comporta 21.242 pessoas, arrecadou mais de 4 milhões de dólares com a venda de 37.526 ingressos para a realização de dois shows.

Para as 12 noites na O2 Arena, o site oficial da banda relatou 72 músicas diferentes tocadas ao longo dos shows, passando por toda sua extensa discografia, de Bon Jovi (1984) até The Circle (2009).

Na liderança como uma das turnês mais lucrativas do ano, é a segunda da lista com uma arrecadação total de $75 milhões de dólares. A primeira colocação está com a banda AC/DC com um total de $177 milhões de dólares. Se continuar nesse ritmo, sem dúvida nenhuma The Circle tem tudo para ser a mais lucrativa, pois, restam ainda 8 meses de turnê, que totalizará 16 meses durante seu trajeto.

 

image

E para conciliar o trabalho com os desejos pessoais de cada um, a banda planejou um esquema de para cada 25 shows – 3 semanas em casa com a família.

The Circle é, portanto, um recomeço, um renascimento. Uma nova era de Bon Jovi para angariar mais números e conquistas de uma banda para a qual os números nunca foram pequenos... 25 anos, 2.600 shows em 50 países, 10 discos em estúdio, 3 álbuns de sucessos, 1 disco ao vivo, 120 milhões de cópias vendidas e um sem número de fãs espalhados pelo mundo todo…. Ano que vem a gente recontabiliza os números com os acréscimos de The Circle….

E que venha 6 de Outubro!!!!!!!

 

Na próxima etapa de nossa série, você vai conhecer um pouco mais sobre os integrantes da banda. Acompanhe!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
.
Aqui você encontra
Comunicação, música, cinema, arte, publicidade, literatura, entretenimento, mundo e outros devaneios...
.
.
A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão.
(Machado de Assis)
.
.