27ª Volta Pedestre Cidade de Itu

midia-wap-celular-tv-marcha-atletica-atletismo-caminhada-tenis-esporte-pisada-perna-torta-andar-1291922245532_300x230Atenção atletas e simpatizantes de plantão: vem aí a 27ª Volta Pedestre Cidade de Itu, que acontece no dia 12 de Fevereiro como parte das comemorações pelos 401 anos da cidade.

Eu já providenciei a minha inscrição!! E você?

Ainda não? Então ‘corra"’! rs……

Para quem quiser participar do evento, a taxa de inscrição por atleta é de R$ 35 (corrida – 10 quilômetros) e R$ 20 (caminhada – 6 quilômetros), que deve ser paga através de depósito bancário no caixa do Banco Real (356), agência 0582, conta corrente 7.720.433-1, em favor da Prefeitura da Estância Turística de Itu, ou pessoalmente na Secretaria Municipal de Esportes de Itu, ou ainda via internet pelo site www.runnerbrasil.com.br (onde é possível conferir todas as informações sobre o evento!), devendo ser apresentado o comprovante bancário original para a retirada do chip. Não serão aceitos comprovantes de depósitos efetuados em caixas eletrônicos de auto-atendimento.

Atletas com 60 anos ou mais, pagarão metade da taxa de inscrição. Já quando a inscrição for feita pela Internet o documento deverá ser apresentado no ato da retirada do kit de participação.

As inscrições para os atletas Pessoas Portadoras de Deficiência (PCDs) serão gratuitas, tendo como limite máximo a quantidade de 1% do número de inscrições disponibilizadas.

Equipes grandes terão direito a uma cortesia para cada 15 atletas inscritos.

As inscrições podem ser concretizadas até esgotar o limite de 2 mil atletas corredores e 1 mil caminhantes, ou até 3 de fevereiro de 2011, nas seguintes formas: por fax enviar a ficha de inscrição com o comprovante de depósito bancário para (11) 4025-9216 ou pessoalmente na Secretaria Municipal de Esportes de Itu, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou ainda via internet pelo site da Runner Brasil.

Os atletas residentes em Itu devem efetuar a inscrição na Secretaria Municipal de Esportes, mediante comprovante de residência em nome do atleta e doação de um quilo de alimento não perecível, que será revertido ao Fundo Social de Solidariedade.

 

Caminhar é tão simples quanto um sorriso e tem tantos benefícios quanto…

Você sabia que a caminhada é uma das práticas esportivas mais completas e indicadas para todos os casos? Tem problema de coluna? Caminhada! Circulação? Caminhada! Stress? Caminhada! Enfim, dá para listar milhares de motivos para você aderir à prática….

Se não estiver contente, vou lhe dar dois que são bem convincentes: caminhar ajuda a reduzir o desejo de fumar e de comer!!! Ou seja, além de ter inúmeros benefícios, é aliada número um para acabar com alguns mal hábitos cotidianos….

Num estudo de 2008, pesquisadores recrutaram um grupo de pessoas que comiam chocolate regularmente - indivíduos que comiam pelo menos duas barras de chocolate por dia - e os fizeram passar por um período de três dias de abstinência. Então, dividiram os participantes em grupos, colocando-os para trabalhar em testes cognitivos difíceis para aumentar o nível de stress e tentando-os com barras de chocolate já sem embalagem. Os pesquisadores descobriram que se os participantes caminhavam por 15 minutos numa esteira, a um ritmo acelerado, mas sem ser cansativo, eles tinham muito menos probabilidade de sofrer de 'desejos' e até apresentavam menor pressão arterial quando manuseavam barras de chocolate.

Em outros estudos, os cientistas observaram os efeitos de caminhadas rápidas sobre o desejo de fumar. Um estudo de 2005 mostrou que os fumantes que eram instruídos a se absterem do cigarro por um dia tiveram rápidas reduções na vontade urgente de fumar quando faziam caminhadas "de baixa intensidade, em seu próprio ritmo" por pelo menos 15 minutos. Outro estudo, de 2007, mostrou que caminhadas rápidas não apenas reduzem a vontade de fumar, mas também os sintomas de abstinência, além de aumentarem o tempo entre um cigarro e outro.

Se a ideia é ficar com um corpão, aí melhor ir pra academia, não tem jeito… Mas se o que você procura é um exercício que te inspire e caminhe lado à lado com a liberdade, então caminhada é o negócio!!!

 

Por que faz bem para o corpo, alma e mente!

No ano passado (mas realmente no ano passado, lááá no começo de 2010, e não em dezembro que acabou de terminar.. rs) eu decidi que estava na hora de parar de prometer e começar a realmente fazer algum exercício para sair dessa vida sedentária. Por que? Vários motivos: estava muito parada, sem resistência nem pra subir as escadas do prédio quando o elevador não funciona (e ultimamente isso é frequente…); porque faz bem para o corpo, para a alma e para a mente; porque não há nada melhor que uma bela caminhada no final da tarde para deixar para trás toda a agitação que carregamos durante o dia; e porque estava na hora de promover mudanças!

Como eu esperava, os resultados foram imediatos. Claro que a resistência foi a última a melhorar… rs…. A primeira a sentir os efeitos da prática foi a mente! Ficou mais relaxada, mais ativa e reduziu o nível de ansiedade acumulada. A seguir, a alma. Já parou para reparar em seu trajeto enquanto caminha? Pois repare. Você poderá descobrir um mundo completamente diferente bem na sua cara. E, por último, o corpo! No início, quando eu chegava no terceiro quarteirão já estava com a sensação de que minha panturrilha ia estourar, meus pulmões estavam em falência e meu coração certamente estava tendo um ataque fulminante. Agora, há dias em que o elevador funciona e ainda assim eu decido encarar os 9 andares (que na realidade são 10!) de escada e numa boa!

A conquista foi importante e trouxe muitos benefícios. Agora é hora de dar o próximo passo! A meta para 2011 é correr!! E não, não é tão simples assim… Tenta correr sem tomar o cuidado adequado com sua postura e respiração e você vai ver quantos centímetros aguenta… Mas eu chego lá!!

E nesse interim, nada melhor do que intercalar caminhada (e a futura corrida) com algumas pedaladas… Nosso projeto está de pé, hein Rafa!!! 

 

Nada disso te convenceu?

Beleza, então corra por um simples motivo: é uma ótima forma de fugir de seus próprios fantasmas!! E quer saber do que mais? Funciona muito melhor que qualquer remedinho aí do mercado!

2 comentários:

Adelson (TD Séries) 11 de janeiro de 2011 23:47  

Olá, Letícia!

Que ótima forma você encontrou para divulgar a Volta Pedestre! Participei da prova do ano passado - foi minha primeira experiência - e curti muito!

Se tudo correr bem, participarei também deste ano. Meu "treinamento" tem sido o mesmo que o seu: 11 lances de escadas todos os dias! risos

Beijo!

Letícia 13 de janeiro de 2011 19:33  

Pois é, Adelson!

Esse ano será a minha primeira experiência... Tenho certeza que, de uma forma ou de outra, será válida!! Quem sabe a gente se encontra por lá!

Beijos!

Related Posts with Thumbnails
.
Aqui você encontra
Comunicação, música, cinema, arte, publicidade, literatura, entretenimento, mundo e outros devaneios...
.
.
A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão.
(Machado de Assis)
.
.