E no Grammy…

lady-gaga-sai-de-ovo-translucido-no-palco-do-grammy-para-cantar-ao-vivo-pela-primeira-vez-sua-musica-nova-born-this-way-em-los-angeles-13022011-1297648588970_615x300Lady Gaga deve acreditar muito naquele ditado “Não quero saber se o pato é macho… Eu quero é ver o ovo!”.. Só isso para justificar a chegada da estrela pop à Cerimônia do Grammy dentro de um ovo, em mais uma de suas extravagâncias… Fato é que ela viu mesmo o ovo, mas só três, e não a dúzia que esperava… Quem dominou mesmo a cerimônia do Grammy 2011 foram Arcade Fire e Lady Antebellum…

Outro que não deve ter ficado muito contente é Eminem, que ao lado de Gaga estava entre os favoritos da noite, com 10 indicações, das quais levou apenas 2 troféus.

O trio Lady Antebellum saiu da cerimônia com 5 prêmios, inclusive melhor canção e melhor gravação do ano. É a segunda vez consecutiva que o gênero country domina o evento, que no ano passado teve Taylor Swift como grande destaque. E a festa só não foi completa porque o Arcade Fire levou o principal prêmio, o de álbum do ano, o que surpreendeu os críticos. A banda já havia perdido essa disputa em duas ocasiões, e seus integrantes pareceram perplexos ao ouvirem  Barbra Streisand fazer o anúncio. O álbum "The Suburbs" ganhou o Grammy depois de liderar as paradas dos EUA e do Canadá, no ano passado, sem o apoio de uma grande gravadora. Foi a primeira vez que uma banda de rock recebe esse prêmio desde o U2 em 2005.

O prêmio de revelação também foi uma surpresa: a baixista Esperanza Spalding, superando Justin Bieber (Ufa!) e Drake, que tinham duas e quatro indicações, respectivamente. Spalding, de 26 anos, é a primeira artista de jazz indicada ao prêmio de revelação nos últimos 35 anos. Eu não conhecia a cantora, mas fui pesquisar e não é que a moça é boa mesmo!

Outro que levou 3 troféus foi o rapper Jay-Z, o que deve ter deixado Eminem ainda mais angustiado…. Retomando sua carreira com um disco que fala da sua luta contra a dependência química, era o favorito para agradar aos 12 mil membros da indústria fonográfica que votam no Grammy. Mas ele ficou apenas com os troféus de melhor álbum de rap ("Recovery") e solo de rap ("Not Afraid"). Dono de 13 Grammys ao longo da carreira, Eminem já foi derrotado três vezes na categoria álbum do ano, e nunca venceu também como melhor gravação ou canção… Oh, dó!

Bruno Mars bateu o ídolo Michael Jackson em vocal masculino, o que, dadas as circunstâncias, também foi surpreendente. Mas o que eu me pergunto é como a Susan Boyle foi parar na concorrência dos discos pop….

 

A cerimônia

A cerimônia do Grammy 2011 começou a ser transmitida ao vivo pela televisão às 23h com uma homenagem a Aretha Franklin com Christina Aguilera, Jennifer Hudson, Martina McBride, Yolanda Adams e Florence Welch, do grupo Florence and the Machine. Aretha agradeceu ao tributo por meio de um vídeo exibido na festa.

 

 

Na sequência, Lady Gaga apresentou seu novo single "Born This Way" (contagiante!), que ela estrearia na festa, mas adiantou o lançamento em seu site na última sexta-feira (11) – e o site bombou! A cantora entrou no palco dentro do ovo no qual chegou ao Staples Center, em Los Angeles, e estava vestida com saia e top amarelo claro.. Vai entender de onde sai tanta criatividade!

 

 

Também se apresentaram Miranda Lambert, Muse com "The Uprising", e B.o.B dividindo o palco com Bruno Mars e Janelle Monáe num medley que começou com "Nothin' On You". Justin Bieber cantou "Never Say Never" com Jaden Smith, e Usher ficou para apresentar "OMG".

Bob Dylan fez uma rara apresentação como parte de uma homenagem à música acústica cantando "Maggie's Farm". Ele dividiu o palco com a banda de folk-rock Avett Brothers e com o grupo britânico de indie folk Mumford & Sons (que eu também não conhecia, mas rapidinho me conquistaram!), indicado neste ano ao prêmio de artista revelação e melhor canção de rock ("Little Lion Man").

Com seis indicações, a banda country Lady Antebellum abriu sua apresentação com o hit setentista "If You Don't Know Me by Now", de Kenny Gamble e Leon Huff. Cee Lo Green dividiu o palco com a atriz Gwyneth Paltrow para cantar "Forget You", acompanhados de uma banda de marionetes, uma referência à apresentação de Elton John no "The Muppet Show" em 1977, quando cantou "Crocodile Rock".

Katy Perry cantou "Not Like The Movies" e "Teenage Dream". Norah Jones, Keith Urban e John Mayer juntaram-se para cantar "Jolene", de Dolly Parton. Rihanna dividiu o palco com Eminem, Skylar Grey e Dr. Dre em "Love The Way You Lie" e "I Need a Doctor". Dr. Dre participou do Grammy pela primeira vez, e há dez anos ele não fazia uma apresentação ao vivo pela TV, segundo os organizadores. Rihanna ainda voltou ao palco para cantar com Drake "What's My Name".

 

 

O vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger, se apresentou ao vivo pela primeira vez na festa. Ele e o cantor Raphael Saadiq fizeram uma homenagem a Solomon Burke, morto em 2010, cantando "Everybody Needs Somebody To Love". Barbra Streisand, que antes da grande cerimônia recebeu o prêmio Pessoa do Ano da Academia da Música, também se apresentou ao vivo.

 

 

O encerramento das apresentações ficou por conta do Arcade Fire, que tocou o single "Month of May". Após levar o prêmio de álbum do ano, a banda voltou ao palco para com "Ready To Start".

O show desse ano garantiu a maior audiência dos últimos 10 anos para o evento, atraindo 16,55 milhões de telespectadores.

 

Veja os vencedores das principais categorias do Grammy 2011:

Álbum do ano
"The Suburbs" - Arcade Fire
"Recovery" - Eminem
"Need You Now" - Lady Antebellum
"The Fame Monster" - Lady Gaga
"Teenage Dream" - Katy Perry

Canção do ano
"Beg Steal or Borrow" - Ray LaMontagne and The Pariah Dogs
"(Expletive) You" - Cee Lo Green
"The House That Built Me" -  Miranda Lambert
"Love The Way You Lie" - Eminem e Rihanna
"Need You Now" -  Lady Antebellum

Gravação do ano
"Nothin' on You" - B.o.B com participação de Bruno Mars
"Love the Way You Lie" - Eminem com participação de Rihanna
"(Expletive) You" - Cee Lo Green
"Empire State of Mind" - Jay-Z e Alicia Keys
"Need You Now" - Lady Antebellum

Artista revelação
Justin Bieber
Drake
Florence & The Machine
Mumford & Sons
Esperanza Spalding

Melhor performance vocal feminina pop
Sara Bareilles - "King Of Anything"
Beyoncé - "Halo" (ao vivo)
Norah Jones - "Chasing Pirates"
Lady Gaga - "Bad Romance"
Katy Perry - "Teenage Dream"

 

Melhor performance vocal masculina pop
Michael Bublé - "Haven't Met You Yet"
Michael Jackson - "This Is It"
Adam Lambert - "Whataya Want From Me"
Bruno Mars - "Just The Way You Are"
John Mayer - "Half Of My Heart"

Melhor disco pop
"My World 2.0" - Justin Bieber
"I Dreamed a Dream" - Susan Boyle
"The Fame Monster" - Lady Gaga
"Battle Studies" - John Mayer
"Teenage Dream" - Katy Perry

Melhor disco rock
"Emotion and Commotion" - Jeff Beck
"The Resistance" - Muse
"Backspacer" - Pearl Jam
"Mojo" - Tom Petty and the Heartbreakers
"Le Noise" - Neil Young

Melhor disco de r&b
"The Love and War Masterpeace" - Raheem DeVaughn
"Back To Me" - Fantasia
"Another Round" - Jaheim
"Wake Up!" - John Legend and The Roots
"Still Standing" – Monica

Melhor disco de rap
"The Adventures of Bobby Ray" - B.o.B
"Thank Me Later" - Drake
"Recovery" - Eminem
"The Blueprint 3" - Jay-Z
"How I Got Over" - The Roots

Melhor disco country
"Up On The Ridge" - Dierks Bentley
"You Get What You Give" - Zac Brown Band
"The Guitar Song" - Jamey Johnson
"Need You Now" - Lady Antebellum
"Revolution" - Miranda Lambert

Melhor disco de pop latino
"Poquita Ropa" - Ricardo Arjona
"Alex Cuba" - Alex Cuba
"Boleto De Entrada" - Kany Garcia
"Paraiso Express" - Alejandro Sanz
"Otra Cosa" - Julieta Venegas

Melhor disco de jazz contemporâneo
"The Stanley Clarke Band" - The Stanley Clarke Band
"Never Can Say Goodbye" - Joey DeFrancesco
"Now Is The Time" - Jeff Lorber Fusion
"To The One" - John McLaughlin
"Backatown" - Trombone Shorty

Melhor disco de world music contemporânea
"Throw Down Your Heart , Africa Sessions Part 2: Unreleased Tracks" - Béla Fleck
"All in One" - Bebel Gilberto
"ÖYÖ" - Angelique Kidjo
"Bom Tempo" - Sergio Mendes
"Om Namo Narayanaya: Soul Call" - Chandrika Krishnamurthy Tandon

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
.
Aqui você encontra
Comunicação, música, cinema, arte, publicidade, literatura, entretenimento, mundo e outros devaneios...
.
.
A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão.
(Machado de Assis)
.
.