Para os TI’s de plantão…

imageQuem pretende seguir carreira de TI, atenção! Esse post é para vocês!

Estar atualizado é importante em várias profissões. Em tecnologia, é essencial. Oportunidade não faltam. O mercado aquecido oferece vagas para todos os que estão realmente interessados em atuar nesse setor, sempre em crescimento constante. Mas o que falta hoje é mão de obra qualificada, ampliando ainda mais as chances para quem quer mesmo se destacar e gosta desse segmento. Confira a matéria publicada na Info…

 

FORMAÇÃO EM TI GARANTIRIA EMPREGO A 70 MIL

SÃO PAULO - Mais de setenta mil brasileiros estariam empregados se tivessem formação em TI. Em 2013, esse número subirá para 200 mil, de acordo com a Right Managment Consultoria.

Garantir o funcionamento dos sistemas de informática; gerenciar a manutenção e segurança das informações, dos servidores e dos equipamentos da rede; realizar a atualização do site e de softwares; assessorar no processo de aquisição dos equipamentos de informática; desenvolver softwares que sejam identificados como necessários para a empresa; controlar e avaliar os equipamentos e o desempenho da equipe, nos diversos níveis, por sistema, programa, turno de operação e tipo de equipamento e dar consultoria e treinamento. Essas são apenas algumas das diversas funções do profissional de Tecnologia da Informação.

Apesar de ser uma carreira em que se paga bem, selecionar um profissional de TI é uma tarefa complicada para muitas empresas. As vagas neste setor estão entre as dez mais difíceis de serem preenchidas.

Para Rodrigo Losina, diretor da Alfamídia Treinamentos, empresa especializada em capacitação profissional, o problema começa na extinção dos profissionais que se interessam por matemática, lógica, cálculo e exatas. “O MEC divulgou que 70% dos jovens brasileiros prefere as [áreas de] humanas, o que explica, em um primeiro momento, a raiz de toda a problemática”, argumenta.

Segundo ele, para trabalhar na área dominar o inglês é fundamental, sobretudo na leitura e na conversação. O executivo não considera indispensável realizar uma faculdade para conseguir um emprego. No entanto, possuir nível superior em TI representa um forte impacto em quanto o profissional irá crescer na área ao longo do tempo, avalia.

Investir em certificações é outra dica do executivo para conseguir conquistar boas oportunidades na carreira. Para Losina, esses exames são relevantes para se destacar como um bom profissional. Ele também aponta como fundamental, durante um processo seletivo, ter domínio sobre determinadas ferramentas ou linguagens. Em regra, diz ele, isso está mais vinculado à experiência prévia ou a cursos de especialização.

De acordo com Losina, um profissional que demonstra, em seu portfólio, estar continuamente se reciclando e buscando novos aprendizados é um profissional que não se tornará ultrapassado no futuro. Portanto, naturalmente será o mais cobiçado pelas empresas.

Entretanto, é recomendável que o profissional esteja bem seguro em relação à intenção de atuar em TI antes de investir anos de estudo na carreira. Estar atualizado é importante em várias profissões. Em tecnologia, é essencial.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
.
Aqui você encontra
Comunicação, música, cinema, arte, publicidade, literatura, entretenimento, mundo e outros devaneios...
.
.
A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão.
(Machado de Assis)
.
.