24 horas sem informação…

imageÉ isso mesmo. Na próxima quarta-feira ficaremos 24 horas sem informação. Pelo menos se o que você procura são informações da Wikipedia, uma das maiores referências de pesquisa na web hoje em dia.

A ação é uma forma de protesto anunciada por Jimmy Wales, fundador do site, contra os projetos de lei americano Sopa e Pipa, que prevêm o combate à pirataria on-line como um nítido princípio à censura.

“Aviso aos estudantes! Faça sua lição de casa com antecedência. A Wikipédia irá protestar contra uma lei ruim na quarta-feira! #sopa", escreveu Wales em seu Ttwitter na tarde desta segunda-feira. Ainda na rede social, o fundador da Wikipédia anunciou que, em vez dos artigos em inglês, a Wikipedia provavelmente exibirá uma carta à comunidade, incentivando as pessoas a ligar e escrever ao Congresso americano. O protesto começará às 3 horas da manhã no horário de brasília.

Os projetos de lei Sopa (Stop Online Piracy Act) e Pipa (Protect IP Act) preveem que os serviços on-line sejam responsabilizados pelo conteúdo postado pelos usuários em suas plataformas sob pena de bloqueio do site ou mesmo de prisão do proprietário. Google, Twitter, Facebook e Amazon e outras empresas da Internet também ameaçam paralisar suas operações por 24 horas em protesto ao projeto de lei, que tem o apoio da indústria de entretenimento e de parlamentares republicanos e democratas.

Ou seja: se você é do tipo que respira informação web ou depende bastante dela para o seu trabalho, antecipe-se! As coisas podem ficar meio em stand-by no dia 18….

A Casa Branca também não vê os projetos de lei com bons olhos e declarou no sábado que, apesar de reconhecer a necessidade de leis para combater pirataria on-line, teme projetos que poderão levar à censura, causar problemas de segurança de rede e criar entraves à inovação.

Tudo bem, eu concordo que há certas informações que devem sim ser creditadas à sua fonte (aliás, TODA informação deveria!!). Mas impedir a disseminação da informação é não apenas um ato de censura, mas algo que vai completamente contra o direito de informação e comunicação, algo COMPLETAMENTE sem cabimento no mundo contemporâneo, onde a unificação mundial é feita através da informação e do conceito de web 2.0 (#conteúdocolaborativo – se não conhece o conceito, leia aqui!). Publicar falsa informação ou qualquer dado que vá contra a realidade, contradiga a verdade ou incite atos ofensivos devem sim ser punidos pela lei. Mas nesse caso muito político deveria ser preso por falsas promessas em campanha eleitoral, certo?….

Quando a gente pensa que já viu de tudo, vem mais essa….. #ABSURDO

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
.
Aqui você encontra
Comunicação, música, cinema, arte, publicidade, literatura, entretenimento, mundo e outros devaneios...
.
.
A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão.
(Machado de Assis)
.
.