Seja um Batman no trabalho

christian-bale-como-bruce-wayne-posa-diante-do-uniforme-do-batman-em-o-cavaleiro-das-trevas-ressurge-1345483082638_615x300O sucesso do Homem Morcego ultrapassa as barreiras da fantasia.

E dessa vez é no universo corporativo que nosso herói dá as caras!

A UOL levou a idéia a série e trouxe para o público as cinco característica do Batman que pode ajudar um profissional a evoluir no trabalho.

Confira!

Thomas Edison já dizia que talento é 1% inspiração e 99% transpiração. Assim, geralmente mais vale uma habilidade “normal” bem desenvolvida que uma capacidade acima da média que não é trabalhada.

A máxima do esforço como segredo do sucesso pode ser verificada também no mundo dos super-heróis. O exemplo, no caso, é Batman, que voltou aos cinemas em novo filme.

Trata-se de um personagem que não possui qualquer poder sobre-humano nato. Todas as suas expertises foram arduamente conquistadas com estudo e treinamento.

A superação de obstáculos na busca pelo aperfeiçoamento, característica marcante do homem-morcego, sustenta-se em “valores e crenças muito fortes”, analisa Sandra Cabral, diretora de desenvolvimento da consultoria de recursos humanos DMRH.

“O segredo da disciplina do personagem, que pode nos servir de guia no cotidiano profissional, é ele ter uma visão dos objetivos que quer alcançar”, detecta o consultor de recursos humanos Luiz Pagnez.

E, no universo corporativo, diz Cabral, persistir em objetivos está diretamente ligado a ter “aderência aos valores da organização”. “Faz toda a diferença, agrega sentido ao trabalho.”

Outra lição aprendida com as “bat-aventuras” é a de fazer bom proveito de uma oportunidade, afirma a consultora da DMRH. Bruce Wayne decidiu lutar pela justiça depois de ter presenciado o assassinato dos pais quando criança.

“Foi o mobilizador de sua resiliência. Ele poderia ter se acomodado, já que era rico, e adotado a postura de que o mundo se explodisse. Mas, em vez disso, aproveitou os recursos financeiros para perseguir um ideal”, reflete.

 

Autoconhecimento

Se ninguém nasce sabendo tudo ou forte o bastante para mudar o mundo – lembre-se que o Superman é uma exceção –, em geral as pessoas são naturalmente mais aptas para esta ou aquela atividade.

Assim, descobrir os campos de atuação em que pode sair-se melhor é um dos fatores principais para não se deixar abater pelo vilão da infelicidade profissional.

Batman não utiliza armas de fogo, pois, como foram o meio usado na morte de seus pais, traumatizou-se com elas. Dificilmente se tornaria um exímio atirador, e o tempo que dispenderia para corrigir uma fraqueza certamente foi mais bem empregado para potencializar suas qualidades.

“O autoconhecimento é primordial”, resume Cabral. “É preciso olhar para si mesmo e perguntar: quais são os meus superpoderes?”

 

OS CINCO PODERES

 

1 – MOTIVAÇÃO

Sua atividade lhe traz satisfação?

Ninguém se motiva a fazer algo em que não acredita, em que não veja significado. Batman tem uma visão do que poderia fazer para construir algo melhor, e sua motivação provém da crença nesse objetivo. Para alcançar esse nível motivacional, o profissional moderno deve se perguntar se sua atividade lhe traz prazer e satisfação e se ela condiz com seus valores. Se estiver alinhada com seus valores, talentos e habilidades, a motivação virá automaticamente. Mas, se ele não vê significado em seu trabalho, talvez seja a hora de procurar um coach e repensar os próximos passos da carreira.

 

2 – VONTADE DE APRENDER

Adapte-se às condições do ambiente

A vontade de aprender é um requisito básico para o profissional globalizado - algo que a Geração Y (nascidos a partir de 1980) tem de sobra, expresso na busca incessante de novos conhecimentos. Como o personagem, o profissional moderno deve estar continuamente se adaptando às novas condições do ambiente, uma vez que a tecnologia de hoje poderá estar ultrapassada em pouco tempo.

 

3 – DETERMINAÇÃO

Você pode aguentar!

Um termo muito usado nas empresas é resiliência. Além da determinação, de manter o foco e superar as dificuldades e desafios que a empresa demanda, o profissional contemporâneo, assim como o personagem, deve saber lidar com as dificuldades e pressões do ambiente.
O herói do filme aguenta a pressão e absorve as forças contrárias “sem quebrar”. Uma frase do segundo longa da trilogia, que pode servir de exemplo para o superprofissional, é dita no final, quando Batman se dirige ao comissário para culpá-lo dos problemas e persegui-lo, pois ele “pode aguentar” – e é disso que Gotham City precisava.
Muitas vezes as empresas requerem profissionais que “podem aguentar” os desafios e têm determinação para continuar lutando até resolver os problemas.

 

4 – DISCIPLINA

Mantenha o foco no resultado

As atividades rotineiras são uma maneira de alcançar resultados e não devem ser tratadas como “tortura” ou sacrifício. Técnicas de gestão de tempo, por exemplo, ajudam a eliminar o desperdício de energia em tarefas que não agregam valor ao trabalho.
As pessoas disciplinadas não estão focadas no sacrifício da prática, mas na excelência, no resultado que irão alcançar através da melhoria contínua.

 

5 – SABER OUVIR

Buscar orientação não é sinal de fraqueza

Batman costuma dar ouvidos às dicas de seu fiel mordomo, Alfred, que age como mentor do herói. Buscar orientação, com um chefe, um coach ou mesmo com outras pessoas da equipe, não é um sinal de fraqueza. Ninguém sabe tudo ou consegue resolver qualquer problema sozinho. Até os super-heróis podem precisar de ajuda – o próprio homem-morcego contou, durante muito tempo, com a parceria de Robin na luta contra as adversidades.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
.
Aqui você encontra
Comunicação, música, cinema, arte, publicidade, literatura, entretenimento, mundo e outros devaneios...
.
.
A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão.
(Machado de Assis)
.
.