As 10 Mais

size_590_linked-in-laptoE a sessão “As 10 Mais” de hoje é voltada para carreira.

Você já tem um perfil no LinkedIn? Se não tem é bom começar a pensar no assunto. Para ajudar, saiba quais são…

As 10 palavras mais “amadas” pelos brasileiros no LinkedIn

Usar a palavra “criativo” no seu perfil do LinkedIn pode revelar uma tremenda falta de criatividade. Isso porque o adjetivo foi a palavra mais recorrente entre os usuários da rede social profissional em todo mundo, de acordo com pesquisa do LinkedIn, divulgada hoje.

No Brasil, a palavra que mais caiu no gosto dos profissionais com perfil no LinkedIn é “experimental”, seguida por “multinacional” e “interpessoal”.

“Multinacional” foi a palavra mais usada pelos profissionais brasileiros no ranking do ano passado. Em 2010, primeiro ano em que o estudo foi feito, “dinâmico” foi a palavra número um para os brasileiros. Mas o que há de errado em usar essas palavras no perfil?

Na opinião de Silvio Celestino, da Alliance Coaching, os profissionais não devem se preocupar se tal palavra é ou não muito frequente nos currículos de outros profissionais. “O que é importante é usar palavras apropriadas dentro do contexto de atuação profissional”, diz Celestino.

Segundo o especialista, o que pode prejudicar a imagem do profissional é usar uma palavra sem saber direito o que ela significa. “Quando uma pessoa usa o termo planejamento estratégico, a primeira coisa que me vem à mente é se ela sabe mesmo o que isso significa. Tem muita gente que confunde planejamento estratégico com planejamento de agenda, por exemplo”, diz .

Para Claudia Monari, diretora da divisão de outplacement e career planning do Career Center, ter alguns desses “chavões” no currículo pode até ser bom. “A gente indica que as pessoas coloquem algumas palavras-chave na área de resumo do LinkedIn para que ele apareça quando o recrutador faz busca por palavra”, diz Claudia. O risco de tentar fugir disso é o currículo não ser considerado, segundo ela.

De acordo com ela, o pulo do gato para o profissional conseguir se destacar dos demais é a área de detalhamento das funções. “Nesse espaço a gente indica que ele coloque um texto mais sob medida”, diz.

A conclusão é que o uso desses chavões não prejudica a sua imagem profissional desde que sejam verdadeiros e que o seu perfil esteja completo e detalhado. Principalmente na internet - onde ganha pontos quem for certeiro no uso das palavras chave.

Ou seja,melhor do que dizer que é criativo, é detalhar projetos inovadores e trabalhos exclusivos que comprovem que você tem essa característica, conforme afirmou Nicole Williams, expert de Carreira do LinkedIn, na pesquisa divulgada.

Confira a tabela completa com as 10 palavras que mais caíram no gosto dos profissionais brasileiros na hora de escrever o seu perfil.

As palavras mais comuns nos perfis dos brasileiros no LinkedIn

1. Experimental

2. Multinacional

3.Interpessoal

4. Organizacional

5. Responsável

6. Planejamento estratégico

7. Novos desafios

8. Criativo

9. Eficaz

10. Multidisciplinar

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
.
Aqui você encontra
Comunicação, música, cinema, arte, publicidade, literatura, entretenimento, mundo e outros devaneios...
.
.
A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão.
(Machado de Assis)
.
.