Dia de Saudade!

Nova ImagemDesde 2009 o dia 04 de Julho é um daqueles dias de saudade boa…

Hoje fazem quatro anos que embarcamos para um momento especial, de mudanças e novas experiências. Um momento que, visto pela perspectiva do hoje, pode ter mudado muita coisa em minha vida…

Por isso, hoje é dia de saudade! Saudade de 10 dias especiais ao lado de pessoas ainda mais especiais…

Para a maioria das pessoas a oportunidade de fazer um módulo internacional de pós graduação e sinônimo de conhecimento e crescimento profissional. Na época, era o que eu também pensava que seria para mim também. Mas foi muito, muito mais! E de uma forma que só eu posso entender o real significado dessa mudança para a minha vida.

A começar pela decisão de ir. Muitos se surpreenderam, acharam que era só ameaça e que não chegaria a pegar o avião (algo que até hoje eu não consigo entender, rs). Teria sido uma decisão normal como qualquer outra, mas diante desse cenário, percebi que tinha um peso maior do que eu previa (talvez mais ao olhar do próximo que para o meu, mas ainda assim significou uma mudança de postura).

Depois, pelo sabor do desafio! Terra estranha, língua estranha e gente estranha. A combinação perfeita para a melhor das aventuras. E o que era estranha traduziu-se em perfeito: terra perfeita, língua não-tão-perfeita-assim-na-época-rs, mas o suficientemente compreensível e muito melhor ao final do trajeto, e gente perfeita. Sim, gente perfeita! Uma união como poucas vezes se vê. Seja por estar em terra estranha ou por falar a língua estranha, mas o fato é que o contexto uniu ainda mais treze pessoas como uma família durante dez dias. E não poderia ter sido melhor ou tão perfeito se fossem outras pessoas. Foi quase aquela coisa de alinhamento solar…. E com o melhor host do mundo, quase um paizão, completamente distante das burocráticas relações acadêmicas. Não tinha como não nos sentirmos em uma segunda casa….

E por fim, a experiência. Quer melhor jeito do que chegar pela primeira vez na terra do tio Sam do que em pleno 04 de Julho?! Cultura americana pura já no impacto inicial! Vivenciar o novo, perceber ser capaz de muito mais, ampliar horizontes, devorar conhecimento, conhecer lugares diferentes, estar dentro de um filme, sentir a curiosidade no auge de sua capacidade, desejando explorar cada cantinho de um novo universo. Um turbilhão de sensações em pouco tempo, quase um tsunami inundando a alma e mente por ondas de adrenalina e satisfação.

Na hora de voltar, o conforto de matar a saudade e comer a melhor comida do universo (sim, Deus abençoe a comida brasileira!). Mas um aperto por deixar um pedacinho inesquecível para trás…

Resultado de tudo isso? Na época parecia apenas a realização de um sonho e a oportunidade de agregar experiências e abrir novas portas para a carreira profissional. Mas hoje penso que a melhor definição é “divisor de águas”. Tem a Letícia before SLC e a Letícia after SLC. E a mudança foi para melhor…

As conquistas e benefícios vão muito além do tangível e se estendem até hoje. Maturidade, nova visão de mundo, segurança, escolhas… E os resultados do investimento superaram todas as expectativas. Bem antes do esperado por sinal. A primeira mudança veio três meses depois, com oportunidades batendo à porta para ficar e desencadeando uma série de outras experiências e vantagens que perduram a perder de vista. Impossível enumerar tudo.

Arrependimentos? Nenhunzinho! Nem da fatídica snowball no aeroporto… Faria tudo igual outra vez, exatamente do mesmo jeitinho….

Por isso, a palavra que melhor resume é uma só, e só nós brasileiros temos: SAUDADE!

 

slc4anos

Diário de Bordo SLC – Julho.2009

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
.
Aqui você encontra
Comunicação, música, cinema, arte, publicidade, literatura, entretenimento, mundo e outros devaneios...
.
.
A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão.
(Machado de Assis)
.
.