A realidade é uma só: o caos se instaurou e não há como fugir. E a pandemia não discriminou classe social, sexo, raça, religião ou pais. Estamos TODOS juntos nessa. O MUNDO TODO.

Não tá fácil pra você? Bem-vindo, meu caro! Não tá pra ninguém mais...

Mas ao invés de ampliar o pânico e a negatividade, você pode simplesmente fazer a sua parte...

Respire, beba água, se alimente, exercite-se e mantenha a calma. Não sabemos quanto tempo vai levar pra isso passar e ainda não é possível mensurar o rastro de prejuízos que essa pandemia vai deixar. Mas está nas suas mãos ajudar a não piorar.


10 maneiras de fazer sua parte durante a pandemia do Coronavirus (COVID-19)


1. Não amplie o pânico. Já existe exagero e fake news demais na rede. A situação é séria e não deve ser subestimada, mas não é preciso aumentar a crise.

2. Fique em casa se puder, evite aglomerações, cuide das crianças e idosos e se proteja. Mas respeite quem ainda não pode fazer o mesmo. Se você pode, apenas faça sua parte.

3. Privilegie o comércio local. Os grandes têm estrutura pra sobreviver, mas os pequenos nunca precisaram tanto do seu suporte. Certamente foi o comércio local que já te ajudou quando os grandes se negaram a ser flexíveis.

4. Não use a quarentena para produzir lixo. Aproveite a tecnologia e a internet para consumir coisas úteis. Estude, desenvolva coisas novas, faça trabalhos manuais, pense em coisas que podem ajudar o mundo de alguma maneira... Mas pare de proliferar negatividade e conflito, já temos isso em excesso.

5. Ao invés de aproveitar o home office como férias e continuar criticando a empresa por ainda ser tradicional demais e não adotar esse formato de trabalho na rotina habitual, use esse período para mostrar ao seu empregador que essa estratégia funciona e que pode sim trazer resultados. Por meio do caos você tem nas mãos a oportunidade de ressignificar o seu próprio futuro profissional.

6. Continue ou reaprenda o básico da higiene. Se todos tivessem os cuidados básicos essenciais desde sempre, não teríamos tantas mortes por dengue no país. Limpe seu quintal, tenha bons hábitos, lave as mãos e pense no próximo. Não só hoje, sempre!

7. Não compre todo o mercado nem faça estoques. Se todos seguirem com o consumo habitual, não vai faltar nada pra ninguém. Não contribua com o caos. Máscara é pra profissionais de saúde ou quem tá doente e álcool gel é pra quem tá na rua. Água e sabão tem o mesmo efeito. Seja sensato!

8. Economize água! Não se resolve uma pandemia com outro surto coletivo. Só quem já ficou mais de 40 dias sem água sabe como é...

9. Pratique a empatia e não seja inflexível. Você também está em risco... Na saúde, no emprego, na economia, na sociedade, em tudo.

10. Cuide da sua saúde mental e de quem está próximo a você... A reclusão pode trazer maiores riscos de depressão, síndrome do pânico e outras situações semelhantes. Então busque estimulantes mentais para si e cuide dos seus também. Leia e estimule a leitura, pratique atividades em família dentro de casa, volte aos jogos de tabuleiro, use a rede social para coisas boas (finalmente 🙏🏻), faça passeios virtuais gratuitos (link) e mantenha-se positivamente ativo. Em meio à quietude e solitude, talvez nunca tenhamos sido tão próximos como hoje em toda a nação.